Close Mobile Navigation
Fernanda Lima na campanha de conscientização sobre o câncer de colo do útero, destacando dados de mortalidade no Brasil.
Setembro em Flor

No Brasil, o câncer de colo do útero é o que mais mata mulheres até os 35 anos de idade1 e o 2º que mais mata mulheres até os 60 anos de idade.2

Entenda por que você pode estar em risco

8 em 10 pessoas terão contato com HPV ao longo da vida

8 EM CADA 10 PESSOAS

sexualmente ativas terão contato com o HPV ao longo da vida.3

99% dos casos de câncer de colo do útero são causados pelo HPV

99% DOS CASOS

de câncer de colo do útero são causados
pelo HPV.4

Mais de 40% das infecções pelo HPV podem reaparecer

MAIS DE 40% DAS INFECÇÕES

pelo HPV podem reaparecer com o passar do tempo, mesmo durante relacionamentos estáveis.5

Saiba onde se vacinar

As vacinas contra o HPV estão disponíveis em clínicas, farmácias e pelo SUS para grupos específicos. O PNI oferece a vacina para crianças de 9 a 14 anos e pacientes com HIV/AIDS a partir de 9 anos.6
Nos CRIEs, é destinada a pessoas com HIV/AIDS, transplantados, pacientes oncológicos e usuários de PrEP até 45 anos.6

Onde se vacinar – Definição de cor: beige

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Fernanda Lima em campanha de conscientização sobre a tríade da OMS para eliminar o câncer de colo do útero: Vacinação, Papanicolau e exames de rotina e tratamento lesões.

A tríade da OMS para eliminar o câncer de colo do útero

Em 2020, a OMS lançou uma Diretriz Global para a Eliminação do Câncer de Colo do Útero. As recomendações para a prevenção contra esse tipo de câncer, estabelecidas pela OMS, são:

Ícone de seringa representando vacinação contra HPV conforme diretriz da OMS Ícone de exame ginecológico simbolizando Papanicolau e exames de rotina segundo a OMS ⁠Ícone ilustrando tratamento de lesões pré-cancerígenas conforme recomendação da OMS

Você pode se vacinar contra cânceres e infecções causados pelo HPV.7,8

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

O QUE A GENTE
NÃO VÊ, PODE
MUDAR TUDO.

Neste episódio, Fernanda Lima chama ao seu sofá pessoas com diferentes histórias, que se entrelaçam em uma conversa leve, emocionante e inspiradora sobre prevenção, superação e futuro.
Camila Pitanga compartilha os bastidores de sua personagem e a importância de dar voz a um tema importante para a saúde das mulheres. Vivi Cake traz seu relato real de superação, mostrando que informação e cuidado fazem a diferença. A renomada médica infectologista Dra. Rosana Richtmann (CRM: 50.470-SP) oferece orientações fundamentais sobre prevenção para mulheres e homens, enquanto Gabriel Louchard aborda com leveza o papel dos homens nesta conversa.

Fernanda Lima no episódio da série A sua história recebe Camila Pitanga, Vivi Cake, Dra. Rosana Richtmann e Gabriel Louchard para uma conversa emocionante sobre prevenção, superação e futuro na luta contra o câncer de colo do útero e o HPV.

Faça o cadastro para se manter atualizado(a) e ganhe um e-book exclusivo.

Mantenha-se informado(a) com conteúdos exclusivos sobre o HPV e sua prevenção, incluindo dicas de especialistas, campanhas educativas e novidades. Escolha como deseja ser impactado(a) e faça parte dessa rede de proteção à saúde.

Formulario Cadastro

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.


Não deixe que o câncer de colo do útero faça parte da sua história!

O HPV é um dos principais responsáveis por casos de câncer, mas pode ser prevenido.9

Todos os dias, cerca de 19 mulheres morrem devido ao câncer de colo do útero.10

99% dos casos de câncer de colo do útero são causados pelo HPV.4

Aproximadamente 17 mil casos de câncer de colo do útero foram estimados para o ano de 2022 no Brasil.10

Câncer por HPV não tem nada a ver com você, até que acontece.

Fernanda Lima em campanha de conscientização com a mensagem Não deixe que o câncer de colo do útero faça parte da sua história.

MÍDIAS SOCIAIS

Personalidades da mídia unidas por um Futuro sem Câncer de Colo do Útero

#FuturoSemCâncerdeColodoÚtero

  1. Instituto Brasileiro de Câncer (INCA). Atlas On-line de Mortalidade. Taxas de mortes por todas as neoplasias, por anos, segundo localização primária do tumor, em mulheres, no Brasil, com idade de Ign. a 36, no ano de 2022. Disponível em: https://mortalidade.inca.gov.br/MortalidadeWeb/pages/Modelo10/consultar.xhtml#panelResultado. Acessado em 26 de maio de 2025.
  2. Instituto Brasileiro de Câncer (INCA). Atlas On-line de Mortalidade. Taxas de mortes por todas as neoplasias, por anos, segundo localização primária do tumor, em mulheres, no Brasil, com idade de Ign. a 60, no ano de 2022. Disponível em: https://mortalidade.inca.gov.br/MortalidadeWeb/pages/Modelo10/consultar.xhtml#panelResultado. Acessado em 26 de maio de 2025.
  3. World Health Organization (WHO). Questions and answers about human papillomavirus. Second Edition, 2024. Disponível em: https://www.who.int/europe/publications/i/item/WHO-EURO-2024-5631-49185-73415. Acessado em 26 de maio de 2025.
  4. World Health Organization (WHO). Cervical Cancer. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/cervical-cancer#tab=tab_1. Acessado em 26 de maio de 2025.
  5. Malagón T, MacCosham A, Burchell AN et al. Proportion of Incident Genital Human Papillomavirus Detections not Attributable to Transmission and Potentially Attributable to Latent Infections: Implications for Cervical Cancer Screening. Clin Infect Dis. 2022;75(3):365-371.
  6. Ministério da Saúde. Esquema vacinal HPV. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hpv/publicacoes/esquema-vacinal-hpv. Acessado em 26 de fevereiro de 2025.
  7. World Health Organization (WHO). Global strategy to accelerate the elimination of cervical cancer as a public health problem. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240014107. Acessado em 26 de maio de 2025.
  8. World Health Organization (WHO). Human papillomavirus and cancer. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/human-papilloma-virus-and-cancer. Acessado em 26 de maio de 2025.
  9. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Sexually Transmitted Infections (STIs). About Genital HPV Infection. Disponível em: https://www.cdc.gov/sti/about/about-genital-hpv-infection.html?CDC_AAref_Val=. Acessado em 26 de maio de 2025.
  10. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Câncer do colo do útero. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tipos/colo-do-utero. Acessado em 26 de maio de 2025.
  11. Ministério da Saúde. HPV. Perguntas e Respostas (FAQ). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hpv/faq-hpv. Acessado em 26 de maio de 2025.
  12. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Basic Information about HPV and Cancer. Disponível em: https://www.cdc.gov/cancer/hpv/basic-information.html. Acessado em 26 de maio de 2025.
  13. Krakauer EL, Kwete X, Kane K et al. Cervical Cancer-Associated Suffering: Estimating the Palliative Care Needs of a Highly Vulnerable Population. JCO Glob Oncol. 2021;7:862-872.
  14. Aerts L, Enzlin P, Vergote I et al. Sexual, psychological, and relational functioning in women after surgical treatment for vulvar malignancy: a literature review. J Sex Med. 2012;9(2):361-371.
  15. Nuñez-Vera V, Garcia-Perla-Garcia A, Gonzalez-Cardero E et al. Impact of Treatment on Quality of Life in Oropharyngeal Cancer Survivors: A 3-Year Prospective Study. Cancers (Basel). 2024;16(15):2724.
  16. Iliadou M, Sahini K, Sakellari E et al. What do Young People Think About HPV and HPV Vaccination? The Role of Health Education Interventions and Health Professionals. Mater Sociomed. 2021;33(3):219-224.
  17. Instituto Nacional de Câncer (INCA). HPV. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/hpv. Acessado em 26 de maio de 2025.

Uma iniciativa MSD a favor da informação.
Esse material informativo não substitui a conversa com um médico, pois apenas esse profissional poderá te orientar sobre a prevenção de doenças e o uso adequado de
medicamentos. Não tome nenhum medicamento sem ter recebido orientação médica.
BR-HPV-01948 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2025 VÁLIDO POR 2 ANOS

Este material informativo não substitui a conversa com um médico, pois apenas esse profissional poderá te orientar sobre a prevenção de doenças e o uso adequado de medicamentos. Não tome nenhum medicamento sem ter recebido orientação médica.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.